Já definiu os objetivos da sua empresa para 2021?
É tempo de iniciar o planeamento para o novo ano! Um novo começo. Ser proativo com o seu planeamento pode ajudá-lo a manter as suas prioridades no caminho certo e levar o seu negócio a um novo patamar de sucesso.
Recorde-se que os seus planos não têm de ser demasiado complexos, mas devem incluir as metas que pretende atingir e os passos que precisa de completar para as alcançar. No entanto, sabemos que pode ser desafiante identificar as áreas certas nas quais se deve focar para tornar o seu negócio bem-sucedido. Por isso, reunimos 3 áreas essenciais em que as empresas se podem focar em 2021 para o planeamento comercial e a definição de metas eficazes.
1. Vendas
Ao analisar o ano passado, detetou alguma tendência? Teve clientes que poderiam ter utilizado um serviço ou produto adicional? Pense em expandir os serviços que atualmente não fornece. Agora é o momento de retificar estes problemas e estabelecer objetivos para 2021.
Depois de realizar uma análise das mudanças trazidas pela pandemia, já poderá partir para elaboração do planeamento de vendas de 2021. Abaixo listamos as principais etapas para construir o seu plano:
Analise o seu histórico de vendas
As métricas são essenciais e, para poder olhar para o futuro, precisará de avaliar o passado. Através do seu sistema de CRM, analise o histórico de vendas da empresa relativo ao ano anterior. Os resultados de 2020 servirão de ponto de partida para fazer as projeções para o próximo ano.
Defina micro e macro objetivos
Um planeamento de vendas implica a definição de metas. No ano de 2021, será preciso, mais do que nunca, focar em determinar metas divididas por períodos. Estabeleça macro objetivos, isto é, aqueles que irão guiar todas as suas ações ao longo do ano. Por outro lado, defina também micro objetivos para orientar as operações diárias da sua equipa de vendas.
Avalie a possibilidade de novos produtos e políticas de entrega
Tendo em conta as mudanças repentinas no setor empresarial no ano passado, é válido ponderar com o departamento responsável e avaliar a possibilidade de investir em novos produtos e novas políticas de entrega. Afinal, se o seu negócio não acompanhar as demandas desta nova realidade, provavelmente será mais difícil atingir os objetivos de vendas que gostaria.
2. Marketing
Chegou o momento de planear ou atualizar a sua estratégia de marketing de modo a promover eficazmente o seu negócio. Alcançar as suas metas de marketing para este ano não tem de ser complicado, pense numa nova promoção ou serviço que quer partilhar, que metas quer alcançar, quem quer atingir e como vai comunicar o seu negócio ao seu público-alvo? Depois de ter determinado onde pretende concentrar os seus esforços de marketing, é altura de definir um plano.
Planear e estabelecer o seu objetivo estratégico de marketing mais cedo, garantirá que os seus clientes estejam a par dos seus serviços e promoções com antecedência. Quando a época chegar para o serviço de que necessitam, já saberão que poderão contactar o seu negócio para o mesmo. Em 2021, considere as seguintes tendências para atualizar ou alterar a sua estratégia de marketing:
e-Commerce
2021 será um ano importante para as lojas online, com novos players e novos conceitos a surgir. Vai ser marcado por mudança talvez, demasiado brusca, que irá provar que para ter um e-Commerce de sucesso não é necessário apenas vender através de um website, mas investir numa logística ágil, num suporte ao cliente eficaz e numa experiência user-friendly.
Marketing contextual
A pandemia fomentou uma especial atenção às circunstâncias atuais e a adequação das iniciativas ao estado da sociedade. Consequentemente, o marketing estará mais focalizado para os temas de conversa dominantes e para a criação de conteúdos sobre os mesmos.
Aposta no digital
A digitalização vai ser uma grande prioridade das empresas. Ter uma presença estabelecida no digital, em 2021, vai ser um dos principais fatores para a sobrevivência das organizações.
Rebranding
Esta tendência trata-se de uma necessidade prática com a qual as empresas se irão deparar ao entrarem no digital: as suas marcas não foram desenvolvidas para estar online. Desde logótipos que não se coincidem as dimensões e formatos exigidos pelas redes sociais até empresas sem marcas, haverá um pouco de tudo que será preciso desenvolver.
Modelos de negócio
É necessário também adaptar os modelos de negócio atuais para que tirem partido das potencialidades do mundo digital.
3. Planeamento financeiro
Um bom plano financeiro mantém-no concentrado e no caminho certo à medida que a empresa cresce, mesmo quando novos desafios surgem, e quando crises inesperadas são atingidas. Ajuda-o a comunicar claramente com a sua equipa e investidores, e a construir um negócio moderno e transparente. Aqui estão 3 dicas para um planeamento financeiro eficaz:
Tenha em conta os resultados do ano anterior
Comece por analisar os dados passados, verificando onde realizou mais gastos, onde teve retorno e onde perdeu dinheiro. Porém, o ano de 2020 foi extremamente atípico. Por isso, não basta verificar os resultados dos últimos meses. Tire um tempo para analisar dados dos últimos três anos. Realize este processo com calma, para não voltar a cair em erros passados.
Estabeleça metas
O seu planeamento financeiro vai começar pelos objetivos a longo prazo para depois definir as a curto prazo. É essencial que seja realista, por exemplo, algumas metas que seriam a curto prazo terão de ter que ficar para mais tarde, até a empresa se reestruturar. As metas a curto prazo devem ter em conta um desgaste natural do mercado, devido à crise financeira causada pela pandemia.
Inclua o novo comportamento de compra
Com o distanciamento social, o comportamento de compra mudo de forma drástica. Algumas tendências, como o e-Commerce, acabaram por consolidar-se repentinamente e não restou hipótese para as empresas senão adaptarem-se.
Por isso, deve considerar o comportamento de compra do seu cliente no seu planeamento financeiro e, quem sabe, investir numa plataforma de e-Commerce para satisfazer as demandas dos consumidores atuais.
Por último
Conte com a Algardata para ajudar a sua empresa, quer se trate de questões sobre planeamento empresarial, ferramentas estratégicas, soluções tecnológicas ou assistência especializada. A Algardata é o seu parceiro tecnológico para 2021. Este ano faça upgrade do seu negócio! Fale connosco!